terça-feira, setembro 21

paixão vs. amor

porque o cinco minutos de conversa não é um blog só nosso. e porque cada vez mais gente vai participando na conversa, resolvemos abrir lugar a uma discussão de sempre, uma discussão que nunca vai chegar ao fim por ser infinita. por estar ligada aos sentimentos, por dizer respeito a cada um de nós e a todos.
recebemos recentemente um email do mr big que nos perguntava qual a diferença entre amor e paixão.
nesse email, o mr big dizia-nos que achava q «a paixao era como descrevia Rui Veloso na sua canção "paixao segundo nicolau da viola" e q o amor era o q descrevia Martinho da Vila na sua canção "mulheres".» No entanto, esta definição não o convenceu.

Nem a mim, sinceramente.
Para quem está perdido no tempo e não se recorda de nenhuma das canções, aqui ficam:

A Paixão (segundo Nicolau Da Viola), Rui Veloso (a paixão, segundo o mr
big)
Tu eras aquela que eu mais queria
para me dar algum conforto e companhia
era só contigo que eu sonhava andar
para todo o lado e até quem sabe?
Talvez casar
Ai o que eu passei só por te amar
a saliva que eu gastei para te mudar
mas esse teu mundo era mais forte do que eu
e nem com a força da música ele se moveu

Mesmo sabendo que não gostavas
empenhei o meu anel de rubi
para te levar ao concerto
que havia no rivoli

Era só a ti que eu mais queria
ao meu lado no concerto nesse dia
juntos no escuro de mão dada a ouvir
aquela música maluca sempre a subir

Mas tu não ficaste nem meia-hora
não fizeste um esforço para gostar e foste embora
contigo aprendi uma grande lição
não se ama alguém que não ouve a mesma canção

Foi nesse dia que percebi
nada mais por nós havia a fazer
a minha paixão por ti era um lume
que não tinha mais lenha por onde arder



Mulheres, Martinho da Vila (o amor, segundo o mr big)

Já tive mulheres de todas as cores
De várias idades de muitos amores
Com umas até certo tempo fiquei
Pra outras apenas um pouco me dei

Já tive mulheres do tipo atrevida
Do tipo acanhada do tipo vivida
Casada carente, solteira feliz

Já tive donzela e até meretriz
Mulheres cabeças e desequilibradas
Mulheres confusas de guerra e de paz
Mas nenhuma delas me fez tão feliz como você me faz

Procurei em todas as mulheres a felicidade
Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
Foi começando bem mas tudo teve um fim

Você é o sol da minha vida a minha vontade
Você não é mentira você é verdade.



Para mim, quer a paixão quer o amor assumem posições diferentes. Primeiro porque a paixão tem, para mim, uma importância muito grande, talvez maior do que para a maioria das pessoas.
A paixão, para mim, não é aquela coisa fugidia que todos pensamos. ela é algo maior. algo que nos faz sofrer. algo que nos faz muito felizes. algo que não nos deixa dormir, nem acordar, nem viver sem pensar na pessoa por quem estamos apaixonados. e não acredito que ela seja fugidia temporalmente.
O amor é algo mais calmo. que pode estar associado à paixão. o amor é algo que sentimos de maneiras diferentes, por várias pessoas. até porque há vários tipos de amor. o amor é uma construção. não se ama alguém que não se conhece.
mas podemo-nos apaixonar por um desconhecido.

esperam-se novos desenvolvimentos. até porque esta questão criou no nosso visitante uma «maior confusão dentro de mim».

2 conversaram connosco:

At 12:32 da tarde, Blogger teste disse...

=) pois é...
temos de ajudar o mr big!!!
eu vou pensar, e depois digo a que conclusões cheguei ;)

 
At 5:58 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

oi meu nome é karla tenho 18 anos e estou gostando de um cara que estou ficando mais ele é casado mais me leva as loucuras ele faz comigo oq ñ faz com a mulher tipo sair pra jantar sair para passearr e etc será q ele esta a fim de um relacionamento mais serio comigo
oq devo fazer???

 

Enviar um comentário

<< Home